O Encceja foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar os conhecimentos de estudantes por meio de provas para conceder o certificado de ensino fundamental ou médio aos seus participantes. Entre 2009 e 2016, o Enem foi adotado como forma de certificação do ensino médio.
Considerando que o Enem tem o foco atual no ingresso em universidades, o Inep decidiu voltar a certificação do ensino médio para o Encceja. Os brasileiros que moram no exterior e privados de liberdade também podem concluir seus estudos pelo Encceja.
O certificado do Encceja será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação e instituições educacionais que firmarem Termo de Adesão com o Inep. No caso dos privados de liberdade, o documento é entregue pelo seu responsável pedagógico. Já os brasileiros no exterior devem procurar o diploma nas embaixadas e consulados do Brasil.
Provas
As provas do Encceja 2017 serão aplicadas em 8 de outubro. É preciso ter idade mínima de 15 anos para se inscrever no Encceja do ensino fundamental, e pelo menos 18 anos para a certificação do ensino médio.
As provas do Encceja para o ensino fundamental são compostas por 30 questões de Português, 30 de Matemática, 30 de Língua Estrangeira, 30 de Arte, 30 de Educação Física, 30 de História, 30 de Geografia, 30 de Ciências Naturais e Redação.
Já o Encceja para o ensino médio contará com 30 questões em cada prova. O exame será composto por Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos e a Redação.
Para a aprovação, o estudante precisa de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a pontuação máxima de 200. Já na redação o critério é diferente, sendo a nota de 0 a 10, com a média necessária de 5 pontos para obter o certificado.
As inscrições para o Encceja 2017 deverão ser feitas entre os dias 7 e 8 de agosto. O edital com as normas e regras será publicado no dia 24 de julho.
A partir desse ano, o Encceja voltará a certificar o ensino médio, função que foi do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2016. De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o Enem, em sua estrutura, é um exame para acesso ao ensino superior. "O Encceja é mais adequado para os estudantes que não conseguiram completar o ensino fundamental e médio na idade certa", completou a presidente do Inep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário